Shigeru Miyamoto criador de super mario, zelda e donkey kong
Shigeru Miyamoto |
Nome: Shigeru Miyamoto
Função: Designer de Jogos
Empresa: Nintendo
Biografia de Shigeru Miyamoto
nascido em Nantan, Kyoto, Japão filho de Lijake Miyamoto e Hinako Aruha.
Shigeru quando criança gostava de desenha, pintar e explorar as areias próxima de sua casa.
ele revela até que o clássico "the legend of zelda" foi inspirado em sua explorações feitas na sua infância.
com uma criatividade sem limites Shigeru conta que um cão que ficava na casa de seu vizinhos o amedrontava um pouco e vivia sempre acorrentado surge então "Chain Chomp" uma bola que sempre esta acorrentada e é um dos inimigos de Mario na serie.
Miyamoto inscreveu-se na Academia de Artes Industriais e Manuais Kanazawa Munice em 1970 e, mesmo que afirmando que os estudos não estavam em primeiro lugar se formou cinco anos depois. Com o diploma de arquitetura em mãos, Shigeru conseguiu uma entrevista com um amigo de seu pai, Hiroshi Yamauchi, o presidente da Nintendo na época, que o contratou como artista e o colocou como um aprendiz no departamento de planejamento. Passou um bom tempo criando o exterior de máquinas de arcades, até começar a criar personagens, coisa que não pararia mais de fazer.
Shigeru Miyamoto 2 |
Ele correu atrase de novos códigos de programação e novos hardware e decidiu colocar o personagem popeye como protagonista mas fracassou por causa dos direitos autorais, então ele criou jump-mam (nome provisório de Mario) protagonizando "donkey kong" em um jogo de plataforma, jump-man tinha que salvar sua namorada paulin (mais tarde peach) das mãos de um gorila que lançava barris.
Com o sucesso, Miyamoto foi escalado para produzir as sequências Donkey Kong Jr. e Donkey Kong 3 e a participar de outras produções como Excitebike e Devil World.
Logo oproximo sucesso seria Mario bros usando o personagem jump-man que agora é Mario, Mario ganha um irmão Luigi, o objetivo do jogo era achar a princesa que foi sequestrada por um monstro e salvar o reino do cogumelo.
Shigeru Miyamoto e ds |
Zelda foi um grande sucesso entre os jogadores de action RPGs, sendo o primeiro título da “nova geração de consoles” a vender mais de um milhão de unidades nos EUA. Os primeiros jogos da série foram lançados para o Nintendo e Game Boy, saindo na próxima geração para o Super Nintendo The Legend of Zelda: A Link to the Past.
Novos games vão sendo criados até que em 1996, Super Mario, até então um sprite 2D, ganha pela primeira vez um jogo totalmente em 3D, com um vasto mundo a ser explorado.
Era lançado então o Super Mario 64 para o Nintendo 64, novo console 64 bits da Nintendo.
Mario Kart 64, Star Fox 64, Yoshi's Story, 1080° Snowboarding e F-Zero X foram alguns dos jogos desenvolvidos para o novo console, até que em 1998 surge o que para muitos pode ser considerado entre os 5 melhores jogos já produzidos até hoje: The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Nesta versão do game, Shigeru e seus colaboradores conseguem fazer uma transição de Hyrule e de seus personagens do 2D para o 3D.
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